Icom IC-2200H D-STAR

  Neste tutorial veremos como é feito a instalação da placa Digital UT-118 e a configuração do Icom IC-2200H em D-star.
Primeiro: Remova o seletor de freqüências (DIAL) puxando-o para frente.

 Com uma chave Allen solte os dois parafusos que fixam a frente do radio, e com cuidado destaque-a  frente do mesmo virando-o para baixo.


 Com cuidado encaixe a placa UT-118 ao soquete disponível.
UT-118





 Agora encaixe a frente do radio e a parafuse-a novamente.

 Ligue o radio e pressione o Botão “Bamk/OPT” por um segundo, na opção “DG” gire o seletor de freqüências “DIAL” para ativar o modo digital.


 Agora vá ao menu “MYC” Coloque seu indicativo.


 Agora vá ao Menu “YUC” e coloque o indicativo de quem você deseja se comunicar, ou então coloque “CQCQCQ” para falar com todos radioamadores.

OBS: se deseja comunicar-se no modo simplex, a configuração básica termina aqui. Mas no caso de operação via repetidora é necessária a configuração de seus respectivos indicativos.
Exemplo: Para operar via repetidora, vá ao menu “R1C” e coloque o indicativo da Repetidora que no caso usaremos a “PY2KRJ C” (a letra “C” representa a porta de VHF 147.180).

Agora sintonize a frequência de 147.180MHz Offset +600.
Pronto agora você já pode operar a repetidora no modo convencional (entrando em 147.780 e saindo em 147.180). Mas para se usar o recurso do Gateway  é necessário configurar também o Menu “R2C” com o seguinte indicativo “PYKRJ G” (A letra “G” representa a porta do Gateway) agora  você estará transmitindo na repetidora PYKRJ e em todas as outras que estejam por ventura lincadas no mesmo refletor que a PY2KRJ.
Segue um link do IC 2200h em Dstar  

www.youtube.com/watch?v=XI05R9YlBCE
Bom espero que tenha ajudado, isso é apenas o básico, as demais configurações quem sabe num próximo tutorial OK.
 73 a Todos!!!







Um comentário: