Projeto Repetidora D-Star





   Aqui no Brasil o D-STAR vem conquistando cada dia mais radioamadores, com suas particularidades e sua superioridade incontestável se comparado ao sistema  analógico, porem  uma das peças principais para o sistema D-star funcionar  é a Repetidora D-Star  no qual sem esta subtrai-se varias qualidades do D-Star, por isso vou tentar explicar o seu funcionamento, Equipamentos, Preço e etc.
   A repetidora D-star é composta por:
-Fonte de alimentação:
A fonte é responsável pelo fornecimento de energia suficiente para alimentar todos os equipamentos de que dela necessite.
Fonte

-Controladora da Repetidora:
A controladora da repetidora D-star é responsável por iniciar a transmissão, fazer roteamento interno, roteamento externo, controlar o time, transmitir o indicativo da mesma quando iniciado uma transmissão, gerenciar log, e etc. Resumindo controla todo o funcionamento da repetidora.
Controladora D-Star

-Módulo de RF:
É o responsável por toda a parte de RF da repetidora, Trasmissão, recepção, frequência e potência.
Esse Módulo de RF pode ser de VHF, UHF, 1.2 Ghz para voz e 1.2 Ghz para dados.
Módulo de VHF

- Gateway:
O Gateway é a porta na Internet usada para acessar o sistema mundial D-Star, para seu funcionamento é necessário um PC rodando Linux e conexão com a Internet utilizando IP fixo.
PC do Gateway

-Duplexador:
O duplexador é o mesmo utilizado nas repetidoras analógicas, o seu uso não é obrigatório porem para um melhor resultado é expressamente aconselhado o seu emprego na repetidora.
Duplexador Electril

-Sistema Irradiante:
O sistema irradiante fica a escolha do seu mantenedor, porem vou ressaltar que é um sistema de extrema importância para um excelente funcionamento e uma melhor cobertura , por esse motivo é interessante o uso de antena colinear de dipolo dobrado, visto que é a mais indicada para o uso em repetidor, cabo de baixo índice de  perda, e uma torre  que corresponda ao local e ao resultado esperado.
Sistema Irradiante

A repetidora D-Star num todo tem um custo superior em relação as repetidoras analógicas,  








 Repetidora D-Star de VHF,UHF, 1.2Ghz voz e1.2Ghz Dados.


Publicado por PU2YLR



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário